
Em um belo novo editorial, e capa, para o suplemento de Beleza da edição de Novembro da Vogue Rússia, a modelo, empresária e mãe de dois Candice Swanepoel aparece de uma maneira um pouco diferente do que estamos acostumados: trocando os comuns estúdios por um ensaio ao livre, perto da natureza, e a sensualidade a uma forma simples e natural – é possível sentir a calmaria através das fotos dessa edição.
Além do lindo trabalho com uma “nova versão” de Candice, a edição Russa da conceituada revista Vogue também sentou, dessa vez por via de uma tela, com a modelo para uma entrevista. Nela, Candice falou sobre como comer bem, se exercitar e aceitar seu próprio corpo após o nascimento de dois filhos, e como a quarentena a ajudou nisso. Confira a entrevista traduzida abaixo:
Candice Swanepoel, cujas imagens sensuais são conhecidas em todo o mundo, também dá um passo em direção ao novo. Em nossas páginas, ela aparece como realmente deseja ser aos olhos dos outros e de seus filhos: sábia e atenciosa. E você não deve se surpreender que ela se preocupa em primeiro lugar consigo mesma (e depois, é claro, com o resto). Afinal, em matéria de saúde, o princípio da máscara de resgate funciona no avião: primeiro para você, depois para a criança. Caso contrário, você precisará de ajuda. Cuidando de si mesmo, você será um bom exemplo para aqueles que estão ficando para trás, compartilhando hábitos úteis e experiências valiosas com seus entes queridos. Como estamos fazendo agora. E nossas heroínas, que falam abertamente sobre autoaceitação, sobre complexos e traumas morais que ainda impedem que sua beleza brilhe com força total. Eles já deram um passo em direção a si mesmos – vamos fazer isso junto com eles.
Durante uma pandemia, eu me acostumei com o fato de que todas as reuniões do Zoom vêm com cabelos bagunçados e roupas caseiras. Portanto, quando vejo Candice Swanepoel na tela, fico paralisada em choque. Na entrevista no Zoom, ela aparece de forma deslumbrante: camisa branca elegante, grandes pérolas nas orelhas e maquiagem impecável. Graças a ela [maquiagem], sua pele exala um brilho natural. Ou é apenas uma boa iluminação? A terceira opção me vem à cabeça: e se, enquanto meros mortais aguardavam a abertura dos salões, uma esteticista fosse a Swanepoel e fizesse procedimentos? Quando questionada diretamente, a modelo ri: “Não via esteticista desde o início da pandemia e antes ia regularmente, pelo menos uma vez por mês. Em Nova York, tenho dois especialistas favoritos. Joanna Czech é incrível, visite-a antes de eventos. Ela usa lâmpadas LED, luz que acalma a pele e faz uma massagem reafirmante – o efeito é instantâneo. E vou a outro mestre para peelings leves: por dois dias a pele descasca um pouco, depois fica lisa. Mal posso esperar para ir até eles de novo!”
Candice dispõe-se desde o primeiro minuto: nos comunicamos como se nos encontrássemos com amigos. Não há nenhum traço de arrogância ou medo de dizer algo errado em sua maneira. Talvez seja porque ela cresceu em uma fazenda na África do Sul e não mudou muito desde então. Um scout de modelos de uma agência a viu em um mercado de pulgas em Durban quando Swanepoel tinha apenas quinze anos; dois anos depois ela se mudou para Nova York e logo se tornou uma das modelos mais bem pagas do mundo. Ela tem centenas de capas de revistas e campanhas publicitárias e, de 2009 a 2017, foi uma Angel da Victoria’s Secret. Pergunto se é verdade que algumas das Angels, preparando-se para o próximo desfile, passavam fome e praticavam esportes três vezes ao dia. “Ser modelo de lingerie é como ser atleta profissional”, explica Candice. “Você tem que ficar em perfeita forma. Para conseguir isso, algumas das meninas praticavam esportes várias vezes ao dia ou faziam uma dieta especial: cada uma de nós definitivamente sabia o que seu corpo precisava. Sempre me pareceu que na passarela você precisa ter uma aparência forte, ter pernas aliviadas e uma bunda redonda, então tentei construir mais músculos e começava a me preparar com antecedência. ” Candice conta que desde a infância era muito magra – por isso era constantemente provocada na escola – e que teve que aprender a construir músculos desde muito jovem. “Quando comecei a trabalhar, comecei a voar para o mundo todo. Dava muito trabalho e eu simplesmente não suportaria se meu corpo continuasse magro e fraco. Comecei a comer muitos alimentos ricos em proteínas e a beber dois shakes de proteína por dia. “ Mas o principal é que ela então aprendeu a ouvir seu corpo. “Tentei malhar todos os dias, mas logo percebi que estava obtendo os melhores resultados aparecendo na academia dia sim, dia não. Tenho certeza que este é o segredo da saúde e da beleza: entender como funciona o seu corpo”
Candice diz que nos últimos anos teve pouco tempo para treinos e cuidados pessoais – ela é mãe de dois filhos. “Desde o início da pandemia, passei por várias etapas. Nas primeiras semanas, treinei intensamente, só para aliviar o estresse e descarregar o cérebro: corria e andava de bicicleta. Em seguida, outro estágio veio, quando eu não queria fazer nada e me permiti a não fazer nada. Acho que isso é importante: dar a si mesmo a oportunidade de descansar. E agora eu entrei na terceira fase. Pelo fato de não ter filmagens importantes ou desfiles para estar pronta, faço exercícios, mas não tantos. O treinador vem à minha casa uma ou duas vezes por semana e também pratico dança online. É muito mais divertido do que exercícios regulares e é muito edificante.” Acima de tudo, ela gosta de zumba e danças africanas ou brasileiras.
Eu me pergunto se ela segue algum princípio dietético especial, mas Swanepoel responde que ela só come comida de qualidade. “Eu me acostumei desde a infância. Minha mãe cultivava legumes e comprávamos leite e carne de fazendeiros conhecidos. Portanto, sempre soube o que é uma alimentação saudável. Claro, quando adolescente, às vezes comia no McDonald’s, mas isso passou muito rapidamente.” A modelo admite que pode comer hambúrguer ou pizza com alegria, mas apenas nos estabelecimentos onde são preparados com produtos orgânicos frescos. “Sinto meu corpo e entendo o que preciso. Agora, na verdade, como a mesma coisa que meus filhos comem. Tento fazê-los comer muitos vegetais e proteínas “
Swanepoel teve períodos em que tomou muitos suplementos, mas no geral ela acredita que não há necessidade particular de vitaminas e minerais adicionais se estiver comendo certo. Agora ela toma apenas um suplemento – óleo de prímula: “Ele estabiliza os hormônios, alivia os sintomas da TPM e previne erupções no rosto. Às vezes eu quero limpar meu sistema digestivo e então tomo capsulas de carvão.” E sua pele brilhante? Está nos genes ou nos cuidados adequados? “Ambos. Tenho pele oleosa, por isso tenho que ter cuidado com os hidratantes, principalmente no verão. Como tônico, eu uso água de rosas natural, depois aplico soro sem creme (no verão) ou creme Augustinus Bader (no inverno). Às vezes uso soro com retinol. Uma ou duas vezes por semana eu uso esfoliantes – eles ajudam a livrar-se das erupções. Pegue um algodão com ácidos ou faz belajar de açúcar e mel. Em geral, gosto de misturar remédios caseiros, por exemplo, máscaras para Volos. Em geral, meu cuidado é simples, tenho pele reativa, então raramente tento algo novo.”
Questionada sobre como se cuidou durante as duas gestações, Candice responde que não fez nada de especial: as mudanças no corpo não a assustavam. “Eu estava simplesmente feliz, e todas essas preocupações com a atratividade física perderam o significado para mim. Por muitos anos fiquei obcecada por mim mesma e pela minha aparência, e descobri que há muito tempo estou pronto para me dedicar a algo maior do que eu.” No entanto, reconhece que a recuperação após o parto foi difícil para ela – tanto física quanto psicologicamente. “Demorou cerca de um ano antes de voltar à minha forma anterior. Lembro-me que algumas semanas após o nascimento do meu filho mais novo, fui à praia e fui fotografada pelos paparazzi. Eu tinha uma barriga que parecia estar grávida de cinco meses. Mas está na ordem das coisas: neste momento, ainda há muito líquido no corpo feminino e o útero não tem tempo de voltar ao tamanho normal. Quando essas fotos foram publicadas, houve muitos comentários desagradáveis, mas decidi que as pessoas deveriam saber como é a verdadeira aparência das mulheres após o parto e entender que isso é normal. Nenhum de nós deve se sentir obrigado a voltar imediatamente em forma! Eu também tive sorte: pratiquei esportes a maior parte da minha vida. Portanto, quando eu queria me sentir bonita e sexy novamente, comecei a treinar, rapidamente perdi peso e enrijeci meus músculos.”
O filho mais velho de Swanepoel, Anacã, fará quatro anos este ano, e o mais novo, Ariel, tem dois. Com o pai, o modelo brasileiro Herman Nicoli, Candice se separou em 2018 e agora cria os filhos sozinha. Ela diz que a pandemia foi uma grande felicidade para ela, pois agora passa muito tempo com seus filhos. “Antes, minha agenda era uma loucura: eu voava para a Europa para fotografar e voltava no mesmo dia para não me separar dos meus filhos por muito tempo. E agora estamos juntos quase o tempo todo.” A pandemia forçou Candice a redefinir as prioridades. “Nossa vida está muito ocupada agora. Tenho que trabalhar muito porque sou uma mãe solteira e também tenho meu próprio negócio – a marca de trajes de banho Tropic of C – e preciso ficar de olho nela. Eu simplesmente não tive tempo para sentar e pensar! Raramente liguei para meus pais e amigos, mas agora percebi como é importante falar com eles em voz alta. E também pensei sobre o que me traz alegria e que tipo de pessoa eu quero ser. Portanto, a quarentena é uma experiência muito valiosa para mim.”
Candice precisa estar na natureza, de onde atrai energia. “Eu cresci na África com uma beleza estonteante. Não é a mesma coisa que ir à praia nos Hamptons, sabe? Eram lugares de grande poder e eles me moldaram como pessoa.” Ela procura em todos os lugares por uma beleza e energia semelhantes, mas admite que é difícil. “É melhor para mim onde há apenas árvores e ar fresco”
Ela sempre foi uma pessoa que vive para o hoje: Candice não é boa em planejar e nunca estabelece metas ambiciosas. “Estou apenas tentando o meu melhor para viver as situações em que me encontro. Meu lema é: “Seja bom, pense nos outros – então a bondade voltará para você.” Ela tenta se cercar de pessoas positivas, limitando seu número. Swanepoel é introvertida desde a infância, mas seu trabalho a ensinou a se abrir muito mais do que ela gostaria. Ela admite que no mundo moderno, onde somos bombardeados a cada segundo com informações de todos os lados, não é fácil para ela. “Tentei meditar, mas não consigo em Nova York. Aqui não consigo me concentrar e parar o fluxo de consciência. Às vezes consigo fazer algo por meio da ioga, mas ainda tenho que trabalhar nisso: a atenção plena é minha zona de crescimento “
Sua visão sobre a beleza mudou? “Quando eu era adolescente, costumava embrulhar livros didáticos em capas de revistas brilhantes. Mais tarde idolatrei Gisele Bündchen, Natasha Vodianov, Carmen Kass. Pareceu-me que beleza é quando você se parece com alguém. Mas agora eu acredito na individualidade, mesmo que seja imperfeita.”
Fonte: Edição de Novembro da Vogue Rússia | Tradução e Adaptação: Candice Swanepoel Brasil